LIVROS

Ganhar, Gastar, Investir: dica de leitura

2 de abril de 2019

Finanças! Esse assunto passou a fazer parte da minha vida no ano passado. Queria entender mais sobre esse universo, fazer parte de outras conversas e aprender mais do assunto.

O livro estava a bastante tempo guardado aqui em casa. Tem pelo menos 2 anos que ele estava ali empilhadinho. Mas foi só no começo desse ano que o peguei para ler. Ano novo, boletos novos, rs! Escolhi o Ganhar, Gastar, Investir porque fugiria dos assuntos de estava lendo ultimamente.

O livro da Denise Damiani com Cynthia de Almeida tem 11 capítulos divididos em 5 blocos de assunto:

// Vamos falar sobre dinheiro?
// Ganhar
// Gastar
// Investir
// Para fechar

Não tenha medo achando que esta é uma daquelas leituras que te coloca contra a parede, apontando tudo o que você fez de errado até aqui. Muito pelo contrário, a autora conseguiu falar sobre dinheiro de um jeito leve, sensível, objetivo e com muitas histórias de mulheres da vida real, começando pela própria história.

Ganhar, Gastar, Investir dica de leitura 1 blog thallen merlin

Denise logo de cara compartilha que no início da sua vida adulta imaginava que seria sustentada pelo marido – o que nunca aconteceu. Depois de um reviravolta se viu numa dupla jornada de trabalho. Durante esse tempo guardou dinheiro, abriu sua empresa e contratou uma micro equipe para trabalhar no desenvolvimento de um sistema de home banking que mais tarde (anos depois) vendeu para a Apple Corporation.

Depois desse começo me convenci de que ela realmente tinha algo muito importante para compartilhar. Não é fácil pensar sobre as nossas finanças. Às vezes tudo vai bem, em outros momentos a coisa aperta e nos vemos num samba do crioulo doido tentando colocar as coisas em ordem.

O QUE ESTÁ NOS IMPEDINDO DE GANHAR MAIS?

Nessa hora logo pensamos “preciso ganhar mais”. Mas junto dessa certeza, vem uma lista de obstáculos que nos impedem de crescer e dar passos importantes para um futuro promissor. Sobre isso ela fala do complexo da boazinha, a síndrome da fraude, o falso dilema de ganhar dinheiro ou ser feliz; e maternidade e carreira (inclusive ela dá estratégias para mães que trabalham).

“Mulheres tendem a achar que o resultado do seu trabalho fala por si só. Fala, mas não basta. O bom resultado tem que ser endereçado, divulgado e creditado.”

Aqui fica um lembrete muito importante: a despeito da nossa situação (seja ela pouco preocupante ou crítica) é preciso lembrar – sim, trazer à mente com frequência – de sermos gentis e amorosas com a gente mesma. Esses cutucões precisam nos impulsionar para a mudança, não nos paralisar.

“Se ficarmos paradas, alimentando as armadilhas num ciclo vicioso de pensamentos, exigindo mais de nós mesmas e nos sentindo mal, não iremos em frente, não realizaremos nada”.

Ganhar, Gastar, Investir dica de leitura 2 blog thallen merlin

UM LIVRO COM FERRAMENTAS

Para todas as questões apresentadas no decorrer do livro, Denise aponta caminhos e ferramentas. Inclusive, ela disponibiliza e ensina a preencher uma planilha financeira bem completa.

Rentabilidade, liquidez, CDI, volatilidade? Não sei você, mas estas são não bem as palavras que fazem parte do meu dia a dia. Nas lições de como investir, tais termos são explicados e, quase que num passo a passo, trazidos em exemplos de como pensar em investimentos daqui pra frente.

Você vai responder a questões como:

// Quanto é o valor do seu objetivo
// Quanto dinheiro você tem hoje
// Quanto consegue guardar por ano
// Como e em que está disposta a aplicar/investir seu dinheiro

Abrace esses ensinamentos e se dê essa oportunidade. Isso é você investindo em autonomia, desenvolvendo suas habilidades e buscando uma nova maneira de pensar sobre o seu dinheiro.

“Confie na sua capacidade de aprender coisas novas. Não é fácil: a linguagem complexa, o assunto é árido – especialmente para quem nunca gostou de números (…) -e a sensação de incompreensão pode gerar crises de autoestima e fazer você querer jogar a toalha”

PARA FECHAR…

…vou compartilhar os 10 passos propostos no livro para se obter sucesso:

1 – Valorize-se desde o princípio
2 – Conheça o terreno como a palma da sua mão
3 – Diga sim ao trabalho, às pessoas e ao sucesso
4 – Não tenha vergonha de se vender (essa me pegou)
5 – Cultive relacionamentos positivos
6 – Procure um mentor
7 – Esqueça a linguagem de sinais
8 – Não se perca no meio do trajeto
9 – Cuide do emocional
10 – Mantenha um lastro financeiro (esse você não pode deixar de ler, minha parte favorita).

👉 Para comprar o livro use este link aqui, assim você me ajuda a continuar crescendo com a criação dos conteúdos aqui no blog.

Obrigada por ter lido até aqui, espero que goste da dica! Tem outros livros legais sobre finanças para me indicar? Deixe nos comentários!
Um beijo! 😘

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply